

Se você sente desconfortos como gases, inchaço, prisão de ventre, intestino desregulado, cansaço persistente ou até queda de imunidade, saiba que esses sinais não devem ser ignorados. Mais do que um sistema de digestão, o intestino é considerado por muitos especialistas como um “segundo cérebro” — e não à toa.
É no intestino que estão aproximadamente 70% das células imunológicas do nosso corpo. Ele também é responsável pela produção de neurotransmissores como a serotonina (relacionada ao bem-estar), além de influenciar diretamente o metabolismo, o equilíbrio hormonal e o controle de peso.
Quando a microbiota intestinal — o conjunto de microrganismos que vive no nosso intestino — está desequilibrada, uma série de sintomas começa a surgir. É aqui que entra a modulação intestinal, um conjunto de estratégias que busca restaurar o equilíbrio dessa flora, melhorar a absorção de nutrientes e favorecer a comunicação saudável entre intestino, cérebro e sistema imunológico.
Cuidar do intestino é cuidar da saúde como um todo. E isso envolve muito mais do que apenas “comer melhor” — envolve estratégia, acompanhamento e, principalmente, escuta. Seu corpo fala. Seu intestino fala. E é hora de começar a ouvir.
© 2025 Dr. Roberto Magalhães | Todos os direitos reservados